O que uma aceleradora de startups pode fazer pela minha AgTech?

[ORCHESTRA] Banner Site - 08-05.jpg

É uma grande empreitada atuar no segmento agro no Brasil, isso mesmo entre os mais experientes. Porém, atuar com empresa do agro de base tecnológica, com soluções disruptivas e totalmente inovadoras - literalmente - aprendendo do zero, com modelo a ser testado, produtos, serviços e, até mesmo, público, além de ainda ter que criar formas de se gerar receitas, são desafios gigantes.

Estamos falando das startups. Elas não vêm com modelos prontos, estatísticas ou planos de gestão testados e difundidos. O termo “startup” passou a ser empregado para empresas recém-criadas, rentáveis e com modelos de negócios inovadores em qualquer setor, inclusive no agronegócio. O boom se deu nos anos 1990, com uma grande explosão de startups de tecnologia no Vale do Silício - local de nascimento de gigantes globais, como Google, Apple Inc. e Microsoft. 

De 2015 até 2020, o número de startups no país mais que triplicou, passando de 4.151 para 13.295 (até julho de 2020) - um salto de 220%. Os últimos anos foram decisivos para consolidar o ecossistema brasileiro de startups como conhecemos hoje. 

Quanto às AgTechs, o Startupbase contabilizou, até julho de 2020, 335 startups voltadas ao agronegócio. A maior concentração está nos Estados de São Paulo (com 87), Minas Gerais (52), Rio Grande do Sul (41) e Paraná (36) - seguidos por Santa Catarina (27), Mato Grosso (18), Goiás (17) e Mato Grosso do Sul (11). O principal público-alvo a que se destinam as AgTechs, segundo o instituto, é o B2B, foco de 93 das startups registradas, em sequência, as voltadas ao público B2B2C, com 48 das empresas. No modelo de receita, o SaaS (Software as a Service) é, disparado, a preferência entre as AgTechs, presente em 170 delas, enquanto o marketplace aparece em 38 e o hardware em 37 startups.

[ORCHESTRA] Infografico 08-05 01.png

O que mudou neste tempo? Muita coisa. A verdade é que o ambiente em torno das comunidades empreendedoras evoluiu muito! Foram inúmeros coworkings, hubs de inovação, parques tecnológicos e uma agenda com diversos eventos envolvidos para dar suporte e oferecer o ambiente ideal para o desenvolvimento de novas startups e o amadurecimento de modelos de negócios já existentes. Uma realidade que não existia alguns anos atrás.

[ORCHESTRA] Infografico 08-05 02.png

E esse é o principal aprendizado aqui: se você tem uma startup ou uma AgTech, não precisa dar conta de tudo sozinho! E é aqui que entram as aceleradoras de startups. Elas podem ajudar o seu negócio, com mentorias, criação de networking para gerar oportunidades de negócio e muito mais para alavancar a sua empresa.

Na Orchestra, nossa missão é revolucionar o agronegócio com inovação e as melhores tecnologias para serem aplicadas no campo. Um dos principais motores da economia, o agronegócio também é a nossa aposta! Buscamos aliar a nossa competência em produtividade ao desenvolvimento de inovação e novas tecnologias, para que sejamos, não apenas grandes exportadores de alimentos, mas também, referência mundial em novas práticas de produção e inovação.

Somos uma aceleradora de startups, com foco em AgTechs, pioneira em um dos maiores polos do agronegócio do Brasil, o sudoeste goiano. Criamos conexões valiosas para o seu negócio através do Startup Connection, e os principais players do agronegócio. Orchestramos uma vasta rede de contatos e parceiros do agronegócio no sudoeste goiano, no Brasil e em outros países, para trazer as melhores inovações para o campo. Soluções Agtech para o mercado atual e que possuem potencial disruptivo

O Programa Startup Connection é liderado por uma equipe que entende de agro, o que permite uma imersão no ecossistema do agronegócio de forma mais estratégica, eficiente e ágil. Auxiliamos de perto o processo de desenvolvimento de mercado das startups para as culturas da soja, milho, sorgo, feijão, cana entre outras. São mentorias, palestras, workshops, meetups, acompanhamento do mercado, rodadas de negócio, reuniões comerciais, visitas técnicas, além de um espaço de coworking com um escritório moderno e colaborativo, num ecossistema junto a outras startups.

Na Orchestra, também promovemos eventos de networking. Nós aproximamos as startups de investidores do agronegócio interessados em novas tecnologias, com a aplicação do Programa Smart Money. Também viabilizamos a realização de testes em campo e a utilização de laboratórios de pesquisa, pelo Programa Field Trials, e possibilitamos a conexão com grandes pólos de inovação do mundo.  

Você está pronto para fazer parte dessa grande Orchestra de inovação? 

Se você quiser que a sua AgTech faça parte de um Hub de inovação, conte conosco! Nós temos o que você precisa para alavancar a sua startup!

Quer ter o seu agronegócio acelerado? 

Entre em contato com a Orchestra Innovation Center clicando aqui